quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

MUSICOTERAPIA


Musicoterapia é a utilização da música  e/ou seus elementos constituintes ritmo, melodia e harmonia por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo em um processo que tem como objetivo facilitar e promover  a comunicação, aprendizado, expressão e outros objetivos terapêuticos relevantes, atendendo também  as necessidades físicas, emocionais , sociais e cognitivas.


Quais as indicações para musicoterapia?

Pessoas com dificuldades motoras, autistas,pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, gestantes e idosos.
O trabalho musicoterápico pode ser realizado em uma equipe multidisciplinar  em saúde que envolve médicos, psicólogos,fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores e Terapeutas holísticos com suas novas propostas onde seus  serviços tem ganhado espaço na área terapêutica de saúde com uma nova cara  e atendimento mais humanizado que trata os pacientes de forma holística nas Unidades Básicas de sáude e Espaços terapêuticos.



O musicoterapeuta precisa ser músico?

Não. Ele precisa ter conhecimentos médicos e musicais e não precisa ser especificamente músico, mas se sim melhor!!!!
Uma combinação perfeita de ritmo, melodia e harmonia  atendendo as necessidades  físicas, emocionais e sociais cognitivas.

Confira o vídeos  Musicoterapia na terceira idade e para Crianças





Links que recomendo para compartilhamento de informações, conhecimentos e experiências:







Postado por Hellen Marques - Especialista em Saúde - Terapeuta em práticas Alternativas Integrativas Complementares em 13/12/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário