segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cromoterapia, decoração e Feng Shui - AZUL







Azul é a cor brilhante do céu e do mar  representando a nfinidade do ser. Quanto aos benefícios  em aspectos psicológicos , emocionais e espirituais , estimula a  sabedoria ,  reflexão,  intuição.paz e serenidade,  doçura, equilíbrio ,faz ligação  com o Eu superior.. É uma cor mental altamente espiritualizante.






É considerada a cor de maior propriedade terapêutica. 
Nas suas diversas funções, o azul é classificado  como uma das cores mais importantes do espectro, principalmente por sua ação no sistema nervoso central., vasos, artérias, veias, músculos,ossos e pele, provocando efeito calmante e relaxante, já que uma cor que traz paz e tranquilidade.


É uma cor fria e elétrica e tem força de contração, pois além de tranquilizador e calmante também tem efeito estimulador, não ligado à força física, mas a uma força estimulante espiritual de exaltação.






A insegurança  do ego se mantém longe do azul, possui dentro dele  existe confiança e fé em sua própria segurança essencial.






Podemos nos tratar utilizando o azul do stress e ansiedade.
Utilizo   lanterna com ponta de cristal em minha sessões de cromoterapia, utilizando a lente azul  para os pacientes com queixas de dores musculares, ele atua como antiinflamatório, alivia dores de processos antiinfecciosos, tem propriedades antisépticas e bactericidas, é analgésico.






É um reabilitador celular  com ação no corpo inteiro, auxilia recuperação de nervos, músculos,pele e aparelho circulatório.


É um antídoto do vermelho, reduzindo o excesso de calor, diminuindo então a sudorese.


Lubrificante das articulações, atua nos tecidos dando elasticidade , mantendo a função do líquido intersticial.


Diminui a pulsação cardíaca e a pressão arterial.


Não possui contra indicações, podendo ser associado a exercícios de relaxamento e hipnose com foco na cor.

Como decorativo , pode ser usado em grandes áreas, sem se tornar cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para se evitar a monotonia. Mais escuro transmite autoridade. Deve ser usado em ambientes formais. Cor calmante que traz tranquilidade aos ambientes, o azul claro é recomendado para quartos de bebês e para pessoas agitadas e com problemas de insônia.
Mas  para pessoas mais tranquilas e que já dormem bem, pode  causar sono em excesso.

Como é considerado uma cor fria pode ser combinado ou equilibrado com  cores quentes e objetos de madeira ou marrons.Muito usado em salas, bibliotecas, salas de meditação.









Fiquemos então, no espectro, no raio, na luz da cor azul...



Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário