segunda-feira, 30 de julho de 2012

Temperança - Adicione seu tempero e sinta o fluido da vida

Com o passar do tempo quando adquirimos experiências e  maturidade vamos percebendo que de nada adianta " forçar as situações", muito menos forçar a nós mesmos.

Os melhores resultados sempre chegarão quando  fazemos o que oferece-nos prazer , que sai de dentro. Isso não exige esforço à não ser de permanecermos atentos a voz do coração e da intuição enão deixar que sejamos enganados por outras vozes para desviar-nos do nosso caminho, porque  por muitas vezes observamos que estamos seguindo a meta desejada  e surgem eventos que  tira-nos a atenção do foco e paramos ao meio do caminho, e até surge a desistência por medos ou inseguranças que surgem ao percorrer o trajeto do desconhecido e do incerto.




Muitas vezes nosso ego fantasia-se  de profissional equilibrado e capaz e ficamos dominados pelo perfeccionismo exagerado, identificamo-nos tanto com o que fazemos a ponto de nossa  estima, humor e felicidade ficarem sempre em função de nossas atividades profissionais e resultados. Se os resultados não forem bons, não atenderem nossas expectativas, a frustração chega e toma conta, fechamo-nos para  os outros campos da vida e para as pessoas.



Se sentimos que não estamos fluindo na vida pode estar faltando o "tempero" o toque da alma, da essência. Podemos estar envolvidos  em atividades que não gostamos e obcecados por objetivos ou missão de vida que  não temos identificação.
Perdemos nosso momento, nossa vida, vivendo em um esforço que  pensamos que só acabará quando as metas forem atingindas.

Se não conseguirmos atingir os objetivos tão perseguidos, pode ser  que não sejam os nossos objetivos verdadeiros, suficientemente profundos para dar sentido  para nossa vida, é o vazio que permanece...Buscamos   exaustos pelo complemento que nunca encontramos.

Quantas pessoas perdem-se e não conseguem conciliar sua realização profissional com sua familia, filhos e o lar, sentem-se divididos.
Cada coisa em seu momento, só temos desgaste  se pretendemos forçar o curso dos acontecimentos.

Nossa busca também deve ser  aprender a fluir reconhecendo a esistência do consciente e inconsciente permitindo que eles  dialoguem, relacionem-se; asim chegaremos à totalidade de nós mesmos e descobriremos que não somos nada em absoluto. Mas  o nada em absoluto   é a possibilidade de descobrir-nos  a possibilidade de sermos tudo, quando o inconsciente atrai  o que realmente precisamos para aprender e crescer. Então surge a "entrega".
Procuremos estar arrodeados de atividades que  tenham mais a ver  conosco, com nossos potenciais.
Atividades que surgem das nossas mãos vindas do coração e fluem naturalmente, com prazer.



Acho muito interessante a mensagem  onde Osho  fala-nos do trabalho como meditação, quando existe a entrega em essência :

" Arte é meditação; qualquer atividade torna-se  meditação se você perde-se nela. você tem que estar  totalmente, arrebatadamente, nela. Completamente perdido, sem saber onde vai, sem saber o que está fazendo, sem saber quem você é. Esse estado de não saber é meditativo, deixe-o acontecer. A tarefa não deve ser realizada, apenas deve permitir que aconteça. Eu não quero dizer que precisa ser preguiçoso, inativo, pois assim nada aconteceria. A atividade precisa tomar conta de você e para isso você tem que estar disposto para a ação , acordado. Estar sempre ativo sem ser um agente."




À princípio pode parecer estranho, contraditório...Mas é a definição da entrega, evitarmos a hiperpreocupação em seguirmos todas as regras programadas e a ânsia pelos resultados. É a necessidade de desenvolvermos nossas polaridades, personalidades. Sem pressa, fluindo com prazer, amor, sensação de realização. Prestar atenção nas atividades que sempre  sentimos atração mas que até agora não ousamos levar  para frente. Assim nosso trabalho  será nossa ferrramenta para ajudar-nos a centrar-nos e equilibrar-nos e a cada dia acharemos  nosso sentido da vida.
Não existirão as tensões, os conflitos internos e simplesmente, naturalmente tudo acontece.
A beleza e o prazer manifestam-se.
Trabalhando no que identificamos, no que queremos e como queremos, somos dedicados e eficientes, fluidos e soltos.
Os frutos colhidos do trabalho estarão impregnados da fragrância  e da beleza da nossa essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário