sábado, 25 de agosto de 2012

Homem Maduro - Utopia????

Hoje acordei  louca para tagarelar no meu blog.
Talvez fui inspirada a transformar em sopa de letrinhas  a conversa agradável com uma amiga em um bar da cidade na madrugada da sexta-feira. 
E aí veio a vontade de discorrer sobre um assunto que a própria ciência explica: Sexo masculino e imaturidade.

 A ciência comprova e os consultórios Terapêuticos lotam de mulheres que não  conseguem entender o comportamento dos homens que estão  do seu lado. Enquanto eles... Os próprios, estão bem longe da pretensão de entender  e equilibrar suas emoções.






A mulher amadurece mais cedo, certamente pela laboratório hormonal que  carrega no seu corpo. 
Esse processo inicia-se na primeira menstruação. Mas a puberdade do homem que também leva a  produção de hormônios, mudanças anatômicas dos órgãos sexuais...Parece apenas fornecer uma "maturação" unicamente das células sexuais masculinas.
É tão comum encontrarmos um homem de 25 que não se deu conta que saiu da puberdade e se ele fizer 30 então e continuar agindo como tal, dificilmente o quadro tem reversão...Aí podemos esperar o  menino de 40,50,60...





Todo homem é possuidor de um lado feminino, de acordo com Jung. Mas com certeza o medo desse lado existe em função da recusa dos traços emotivos de sua personalidade. Importante lembrarmos que o que é reprimido não é anulado. Acumulado? Como poderá retornar ao consciente? Assumirá quais formas?

Ahhhh! O mundo externo masculino : Homem forte, firme, realizado.
Quando na verdade existe mesmo uma criança delicada, que tem medo de si, medo dos outros, da responsabilidade, de assumir seus sentimentos, lançar-se em uma vida plena, de paixão e ternura.

Tudo bem, vamos agora incluir os "males da vida moderna"...Sim, não ensinaram o menino a ser homem.
"Machões" tem muitos , isso sim! Homens superficiais que preferem relacionar-se com o magnífico mundo  financeiro, empreendedor....a demonstrar sensibilidade.
A maioria esmagadora dos homens é incapaz de colocar-se individualmente na alma do outro.

Sim, nossas orações caras mulheres: " Que os homens se lancem num caminho de maturação e resgate de sua masculinidade...Amém".







A maioria das mulheres acham ser difícil encontrar maturidade em seus parceiros....Não fiquem achando lindas!!!! Tenham certeza!!!!

Já ouvi muitas vezes a frase : "O mundo é bi !"...Não vejo apenas pela questão da bissexualidade e sim do binômio imperfeito no inconsciente anima e animus, os dois em constante tensão, se opondo.
Anima com sua imagem coletiva da mulher presente no inconsciente do homem... Animus a imagem masculina presente no inconsciente da mulher.

O menino que cresce reprimindo seu anima, possivelmente terá problemas de relacionamento com os outros, principalmente mulheres. É perceptível a falta de intimidade  presente no relacionamento de homens que sufoca sua anima.





Qual seria então o homem perfeito??? Não existe claro!!! Mas há quem julgue  que seria aquele  que se dedica ao trabalho, se esforça para ser um empresário famoso  no mundo empresarial. Nunca perde, nunca ganha em seu mundo de negócios. Máquina ambulante de produção...E muitas vezes onde está sua inteligência emocional?

Essa busca, essa fuga...Reprime ainda mais seu lado sentimental. Porque as pessoas gostam de tornarem-se tão vazias de sentimentos, tão superficiais?

E o casamento? Sim aí aumenta a polêmica...Relacionamento sério...Exige avanços  e recuos que resultam amadurecimento. Amadurecer como decorrência de duas possibilidades: A primeira - Escolheu a pessoa certa?
A segunda: Casou-se com um erro?
Se ilude quem pensa também que morar sozinho é amadurecer...Solidão apenas piora os homens imaturos, sozinhos, preguiçosos, desorganizados e achando que tudo se vende  em porções  a serem levadas ao microondas.






E aí as mulheres começam a considerar a idade como sendo indicador de maturidade, mas se ele não  tem pode completar 70 e ser um meninão...

E por favor não confundam "meninão" com ter criança interior  bem trabalhada. Isso é diferente!!!

Então pergunto-me se o adiamento da maturidade masculina é da natureza mesmo...do macho em espécie.
Que enquanto as mulheres "hibernam" em seus conceitos de maturidade...Eles saem por aí  em paz com a consciência, porque só  sentimos o peso dela quando cometemos erros...E a ausência de maturidade nesse caso não é nenhum erro...ausência é ausência e ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário