sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Aromaterapia

Cada vez mais me surpreendo com  o que a natureza tem de dádivas para oferecer-nos  como fins terapêuticos.

Quanta sabedoria e generosidade.





Ao conhecer e estudar sobre os florais   já estava  havia despertado em mim um fascínio, agora então  com os conhecimentos da Aromaterapia que é baseada no uso terapêutico  dos óleos essenciais das plantas aromáticas, fico pensando na perfeição que existe em tudo que foi arquitetado gratuitamente para nós nesse planeta.

Esses óleos são formas altamente concentradas de energia herbácea (fito-hormônios) e representam a força vital da planta. Contém princípio ativo de grande importância para a terapia. 





É imperativo que esses óleos sejam 100%  naturais e que não possuam elementos químicos sintéticos. O aroma ou "cheirinho" formulado sinteticamente não tem valor algum terapêutico, além de existir o risco de prejudicar a saúde.

O óleo é extraído da destilação de folhas, flores  e cascas. as propriedades terapêuticas físicas e psíquicas resultam dos princípios ativos existentes nesses óleos voláteis.



Os óleos oferecem características : analgésica, estimulante, sedativa, imonoestimulante, expectorante, cicatrizante, entre muitas outras.


Sua composição química é complexa e impossível  de reproduzir uma cópia fiel no laboratório.



Da origem de sua localização na planta podemos conhecer algumas de suas atuações no físico, mental e energético do ser humano.

A  Aromaterapia pode ser utilizada através de massagens, banhos, compressas e, vaporizadores, em forma de cremes, loções, spray´s, buscando atender as necessidades pessoais ou de um ambiente específico para seu equilíbrio e harmonia.








É uma terapia que devemos usá-la como complementar, prevenção e manutenção da saúde física, emocional, energética .

Existem vários trabalhos científicos e aplicações dos óleos essenciais pela classe médica em hospitais, no caso de São Paulo na UNIFESP e Hospital das Clínicas, principalmente para substituir os medicamentos como por exemplo os antidepressivos pelo óleo essencial de laranja.


A Aromaterapia não é um assunto novo, já está relatada na história em várias culturas  e com várias finalidades.

Na pré-história   50.000 a.C -Os Homo sapiens faziam uso das plantas para modificar o cheiro da fumaça.


No período paleolítico - Pedra lascada, rituais religiosos, oferendas,defumação.

Os monges Chineses 3970 a.C. diziam que para cada doença havia uma planta para cura., usavam em cerimônias. 

Os egípcios perfumavam seus Sarcófagos, usavam os óleos aromáticos no processo de enfaixamento e mumificação.

Cleópatra eternizou com maestria o poder sedutor dos óleos aromáticos.






Na Babilônia, na construção dos Jardins Suspensos ( 7ª maravilha do mundo antigo)  o rei Nabucodonosor ordenou que plantassem alecrim, açafrão e rosas.






Os romanos iniciaram as práticas de uso dos óleos essenciais nas saunas, banhos e unguentos e massagens relaxantes nos gladiadores.

O óleo essencial faz todo um caminho, seja por inalação ou por absorção dermal. E essas duas técnicas associadas demonstram  maior eficiência para tratar o corpo e mente.







Existem vários óleos com uma imensa ficha técnica que trabalham  a purificação, espiritualidade, a mente, energia, bem estar, equilíbrio, determinação, paciência, auto-estima, definição de objetivos, organização, força interior,simpatia, talento, raciocínio, recomeços,maternidade, coragem, magnetismo, intuição, idéias, projetos de vida.



Excelentes resultados para  a beleza e equilíbrio da pele , regenerador celular, combate flacidez, celulite, equilíbrio hormonal.



Muitos são afrodizíacos, estimulam o amor, a sensualidade, atração, poder de sedução.








Trabalham os relacionamentos, atraem amigos, clientes.

Vocês nem imaginam como existe um forte marketing aromático por aí, que tem a filosofia da utilização dos aromas com objetivo  de estimular comportamentos  específicos, fixar as marcas no mercado, criar ambientes específicos. Muitas empresas contratam consultores nessa área para desenvolverem trabalhos de  " ajustes comportamentais" com seus funcionários.


Indicações terapêuticas para doenças físicas e emocionais.

Nós terapêutas podemos manipular cremes, perfumes, loções, géis  etc...(personalizados) de acordo com o diagnóstico do paciente com  os ativos dos óleos  indicados para seu tratamento.

Alguns óleos essenciais mais conhecidos e muito  utilizados são: Bergamota, citronela,eucalipto, laranja,limão, menta, camomila, lavanda,erva doce, gerânio, manjerona, ilangue-ilangue, palma rosa, rosa, alecrim, cipreste, olíbano, vetiver, junípero, tea tree, patchouli, sândalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário