terça-feira, 15 de novembro de 2011

Santa Sara a e minha primeira festa cigana


História de Santa Sara Kali


Conta a lenda que  Maria Madalena, Maria  Jacobé, Maria Salomé , José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar em uma barca  sem remos e sem provisões.

Desesperadas as 3 Marias se colocaram a chorar.

Aí então Sara retira o  diklô (lenço) da cabeça  e chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem  ela seria escrava de Jesus e jamais andaria com a cabeça descoberta em respeito.

Milagrosamente a barca tomou rumo  e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou  com todos salvos  em Petit-Rhonê hoje a tão querida  Saints-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu  a promessa  até o final de seus dias.




Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali  é cultuada  também pelas  ciganas  por ajudá-las  diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguem ter filhos fazem promessas a ela .

Para as mulheres ciganas  o milagre mais importante da vida é o da fertilidade , porque não concebem sua vida sem filhos.

Muitas mulheres que concebem a graça, viajam até a cripta  da Santa e  fazem vigília  e como agradecimento deixam um lenço que julgaram mais bonito para Santa Sara. Lá existem centenas, como prva de que muitos conseguiram a graça.


Oferenda:    Num local reservado de sua casa , forre uma mesinha  com uma toalha florida  ou a cor de sua preferência (menos preto),  coloque a imagem de Santa Sara , coloque um vaso de rosas brancas , amarela e rosas.Um prato dourado  de papelão contendo  3 maçãs vermelhas , 1 cacho de uvas rose, 1 cacho de uvas vedes, 6 flores de trigo, um incesnso de rosa, 3 velas azuis formando um tiângulo , com o prato ao meio, borrife essência de rosas e ofereça  a Santa Sara, fazendo uma oração  acima  e os seus pedidos.




Amo a música da Santinha Sara: " Sempre ao  meu lado ela está, com seus mistérios, sua luz, Santa Sara, Santa Sara, minha vida  te conduz. somos filhos do vento, das estrelas, do luar, tua voz, seus sentimentos, tua força em meu cantar... Me afasta do orgulho, vaidade e ambição, sei que herdadrei o mundo  dando a ti meu coração. Santa Sara me acompanhe e ilumine meu pensar...."



Eu já sabia que Santa Sara era a padroeira dos ciganos, mas nada sabia a seu respeito. Depois que  participei de uma linda festa cigana , me encantei com o maravilhoso ritual  em sua homenagem,  e me emocionei muito, eram muitas lágrimas. Senti uma sintonia muito grande com todos ali da festa, tanta cor, alegria, dança. realmente me identifiquei muito. Tenho como objetivo agora fazer dança cigana, mais um chamado.  Quando cheguei em casa lí muito sobre  a Santinha Sara e agora sou fiel devota para sempre. Ela  traz   Saúde  e isso é bom para nós terapêutas  e para nossos consulentes, a invocação da intercessão dela. Traz prosperidade...Quantas bênçãos!
 E  um dia após a festa, tive um sonho tão real com a Santinha, que com certeza ela me fez uma visita.


Deixo agora  as lindas fotinhas que tirei na festa em 13/11/2011 como doces recordações de mais uma experiência , aprendizado de cultura e costumes e descoberta maravilhosa em minha vida.



O altar preparado para a santinha, estava lindo...






Olha que máximo a imagem da ciganinha com o baralho cigano na mãos.







Todos  balançando os lencinhos coloridos em homenagem a Santinha que prometou jamais tirar o lenço em quanto fosse serva de Jesus.


Momento da  evocação do fogo.







Que tenhamos sempre  conosco   a     alegria do maravilhoso povo cigano ! Me senti verdadeiramente em casa, em meio de tanta cor, alegria e dança ...








Ao som das castanholas...



 A ciganinha Carmem, mais fôfa que já conhecí....



















Fica então as recordações e a saudade da festa, fica a identidade dessa povo e a minha identificação  e admiração por eles, fica a  fé em Santa Sara para todo sempre, fica  o desejo de um dia celebrar algo de muita importância e alegria  para mim no estilo cigano e contar com a presença de todos os meus amigos para compartilhar.

Lembrarei para sempre  da mensagem que veio para mim no chocolate cigano naquele dia , sobre as estrelas:

" Olhe sempre para a estrela da esperança e avance rumo ao êxito, à felicidade. é importante  doar com ações, sentimentos e pensamentos a alegria e felicidade a todos do seu caminho. a vida é feita de trocas, não podemos reter a felicidade só para nós.








Salve  Santa Sara!


Salve a fé !

Salve  a alegria!

Salve a esperança!

Salve a felicidade!

Salve o amor!

Salve  a amizade !

Salve a saúde !

Salve o povo cigano!



Nenhum comentário:

Postar um comentário