segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Hipnose


A utilização dos estados hipnóticos esteve presente em toda história  da humanidade, desde a mais remota antiguidade. Nas culturas antigas formas análogas à prática da hipnose foram a forma mais antiga de cura utilizada pelossacerdotes. O uso dos cânticos, tambores e danças rituais. Tais métodos foram usados  por druidas, vickings, yoguis hindus e homens iluminados de todas as religiões.
A partir de 1980 a hipnose tornou-se muito popular devido a uma nova orientação conhecida como Psicoterapia Ericksoniana ou Hpnose Naturalista fruto do trabalho do médico e psiquiatra americano Milton Hyland Erickson.Dentre as inúmeras contribuições para o campo da Psicologia deixadas por ele, pode-se citar o conceito de utilização da realidade individual do paciente, levando sempre em consideração o indivíduo que está passando pelo processo terapêutico e sua realidade pessoal. Erickson trabalhava em cima do sintoma do paciente, entrando, através de uma hipnose naturalista, na forma em que a pessoa causava o problema a si mesmo.

"A hipnose é a habilidade de entrarmos  em contato com a nossa capacidade de otimização e criatividade, vencendo nossos limites. a Hipnose é a ciência voltada para a expansão do potencial humano." (Brian Weiss)

Hypnos = Deus do sono da mitologia.
Therapeutikos = Cura ou cuidado

Em geral os resultados  terapêuticos objetivados aparecem  depois de 6 a 10 sessões.

Uma sessão de Hipnose é constituída de alguns tópicos a considerar:

-Uma entrevista(anamnese)
-Estabelecimento do problema.
-Estabelecimento de metas comuns
-Planejamento da terapia.
-Relaxamento
-Uma indução ao transe (Utilizando técnica de indução específica)
-O aprofundamento do transe
-A obtenção da fenomenologia desejada.
-A saída do estado de transe
-Acompanhamento.

A minha terapia de hipnose  auxilia em questões como:

-Emagrecimento (cirurgia do estômago)
-Doenças
-Carência
-Exercício do Perdão



Nenhum comentário:

Postar um comentário