terça-feira, 25 de outubro de 2011

Quem é o Terapêuta Holístico

Etimologicamnete, o termo  Terapia vem do  grego  Thaerapia que significa " servir a Deus ". A prática terapêutica é antiga e concilia  a ligação  do homem com a natureza. Todas as civilizações  antigas  possuiam  suas práticas  de curas dos Egípcios, os povos xamânicos  e os gregos. Hoje o termo  Terapia  é utilizado pela Medicina Ortodoxa  para designar alguns tratamentos médicos.
As terapias alternativas seguem  diversas linhas  dependendo de suas origens , como por exemplo da medicina Védica (Indiana) , a medicina  Chinesa , as orientais em geral e também as  resgatadas pelos povos xamânicos.Existem ainda aquelas que surgiram  de resultados  de pesquisas recentemente como a Terapia Quântica e Floral , por exemplo.

O termo Holístico  vem  do grego "Holos" que quer dizer " todo", completo", "integral". Quer dizer que estão sendo considerados todos os aspectos  da pessoa : físico,mental, emocional e transpessoal.

Aonde quer que se deseje melhorar a vida da pessoa ali está o terapêuta holístico.

Os Terapêutas estudam nas áreas que escolhem , investem em seus conhecimentos e ferramentas para oferecer um novo  cnceito de saúde e bem estar.

Como disse o meu professor de Terapia floral , o psicanalista  Reanato  Liberman , sempre usando suas músicas lindas representando cada grupo de floral :

"Os terapêutas são carpinteiros  do universo"...

E como dizia o grande Raul Seixas :  " o meu egoísmo é tão egoísta que o auge do meu egoísmo  é querer ajudar".


Nenhum comentário:

Postar um comentário